segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ESTÁDIO JOSÉ DUARTE DE PAIVA

(Clique na foto para ampliar)

Esta é uma foto com visão parcial do saudoso Estádio José Duarte de Paiva, antigo palco dos jogos do Democrata Futebol Clube. Erguido na região central de Sete Lagoas, o Duarte de Paiva, como era chamado, tinha capacidade para 4.000 torcedores e instalações muito precárias. Foi vendido ao Grupo Bretas em 2005, dando lugar a um hipermercado inaugurado em agosto de 2009. Para substituí-lo, foi construído (e inaugurado em 28/01/06) o Estádio Joaquim Henrique Nogueira, sobre o qual falaremos em outra oportunidade.
Vários craques pisaram no gramado do Duarte de Paiva, dentre eles Careca, Rui, Bertolo, Genuíno, João Carlos, Catatau, Reinaldo, Tostão, Dirceu Lopes, Nelinho, Éder, Luizinho, Taffarel, Viola, Robinho, Diego... Você pode nos ajudar a aumentar esta lista? De quais craques se lembra? Sabe de alguma história curiosa envolvendo o estádio? Em que ano ele foi inaugurado? Que grandes times passaram por lá, além de América, Atlético e Cruzeiro? Você tem fotos do Duarte de Paiva?

4 comentários:

  1. Saudades deste estádio! Sobre jogadores famosos que pisaram lá... foram muitos mas um deles ficou marcado na minha memória, o goleiro Dida em um jogo Democrata x Cruzeiro.

    ResponderExcluir
  2. Já vi muitos craques de nível nacional no Duarte de Paiva. Dadá Maravilha, em fim de carreira pelo América, levando chapéu do grande meia Rogério. Renato Gaúcho que veio para tomar um cartão amarelo e foi embora no intervalo. O goleiro João Leite, que sofria com os palavrões dos meninos atrás do gol. O lateral Vladimir, ídolo corintiano, jogando pelo Cruzeiro. Marcelo Ramos e o lateral Serginho fizeram suas estreias no Cruzeiro no nosso saudoso estádio. O ataque do Galo, campeão mineiro de 95, com Euler e Reinaldo. Após ganhar a Comenbol 92, o primeiro jogo do Atlético foi no Duarte de Paiva. Não era nascido, mas sei que Botafogo, Vasco e Fluminense jogaram amistosos contra o Jacaré aí. Vi pela série B do Brasileirão de 89 o Democrata enfrentar Bangu, América-RJ e União São João. Pela série C 95, os adversários foram Paulista de Jundiaí e XV de Piracicaba.

    ResponderExcluir
  3. O estadio Jose Duarte de Paiva tem muitas historias para serem contadas,lembro de uma partida valida pelo campeonato mineiro da primeira divisao democrata 2x1 atletico,um detalhe o goleiro do galo era o Taffarel campeao da copa do mundo de 1994 ele pegou ate penalte na final da copa Brasil x italia.

    ResponderExcluir
  4. Geraldo Antonio Aires25 de maio de 2011 às 15:11

    Uma das grandes recodações de minha infância era assistir aos jogos do campeonato mineiro nas férias, em cima do muro do lado esquerdo,o lado que não tinha arquibancada, no quintal da casa de uma tia. E grandes craques e times eu vi ali, inclusive o Siderúrgica, da minha terra, Sabará.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário!