quinta-feira, 27 de maio de 2010

AMISTOSOS CONTRA VASCO E FLUMINENSE

(Clique na imagem para ampliar)

(Clique na imagem para ampliar)


Na década de 50, período glorioso de sua história, o Democrata recebeu a visita, no Estádio José Duarte de Paiva, de grandes clubes do futebol carioca – Vasco e Fluminense. O Cedem teve acesso a importantes informações sobre os amistosos publicadas no jornal Estado de Minas, em 1956, e relembradas recentemente em matéria de Eugênio Moreira.

Naquela época, o Democrata tinha um esquadrão de respeito! Foi campeão do segundo turno do campeonato mineiro de 1955, consagrando-se vice-campeão estadual, fato que se repetiu em 1957. A camisa usada nesta época foi relançada recentemente pelo Cedem, projeto da Associação Amigos do Democrata.

O primeiro amistoso foi contra o Vasco, que estava em Belo Horizonte para enfrentar o Atlético, no dia 15/03/1956. O placar final foi 1x0 para a equipe cruzmaltina, gol de Pinga. Apesar da derrota, o Jacaré deixou boa impressão. A grande expectativa para o jogo, bem como a atuação do Jacaré foram descritas pelo Estado de Minas dos dias 14 e 16 de Março de 1956.

"O grande cotejo já está despertando, em Sete Lagoas e localidades vizinhas, o maior interesse, principalmente em razão da excelente forma atual do conjunto orientado por Vaguinho e pelo fato de há muito não se realizar, naquela cidade, um prélio de tal envergadura Assim, acredita-se que o comércio e a indústria setelagoanos, cooperando para o maior êxito da iniciativa do presidente Márcio Paulino; encerrarão suas atividades mais cedo, uma vez que o cotejo terá início às 16 horas, pois não há refletores no estádio do alvi-rubro".

"...0 alvi-rubro atuando bem, não se intimidando jamais com o renome dos visitantes, não só igualou-se aos cruzmaltinos como também teve momentos de maior inspiração,
inclusive predominando em determinados períodos”.

O Democrata atuou com: Ziete, Amauri e Braúna; Gerson (Escurinho), Rui e Nelsinho; Pedro Luiz, Aires, Biguá, Livinho e Gerci.

O segundo amistoso foi contra o Fluminense, que estava em Belo Horizonte para encarar o América. Infelizmente, o Democrata perdeu por 5x0. Apesar da goleada, o time era muito respeitado e considerado um dos mais fortes de Minas Gerais. As justificativas para a derrota elástica estampavam o Estado de Minas de 27/03/1956.

"Amarga, assim, o Democrata, bem como seu numeroso corpo de associados e adeptos, uma derrota contundente e que, em absoluto, não poderia estar nas cogitações daqueles que conhecem o valor de sua falange, incluída, com merecimento, como uma das melhores do soccer mineiro. Cousas do futebol [...]o primeiro gol sofrido logo aos 30seg de jogo, a ausência do atacante Livinho, cedido ao Vasco, a contusão de Aires (substituto de Livinho), e as chances perdidas pelos atacantes Biguá e Pedro Luiz."

Os gols do Tricolor foram marcados por Quincas, Russo, Valdo (2) e Telê Santana, que décadas depois se tornaria um dos melhores treinadores de todos os tempos.

Na década de 60, o Democrata enfrentou o Botafogo também em Sete Lagoas. Destaque para a presença do meia Gérson, camisa 8 da seleção brasileira na Copa de 70. Você sabe o placar deste jogo? Sabe alguma curiosidade? Conhece alguém que esteve lá? Ajude o Cedem a contar a história do Jacaré!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!